Páginas

História

Casais do Campo é uma pequena povoação da freguesia de S. Martinho do Bispo, com cerca de 2 000 habitantes e que dista aproximadamente 5 km do centro da cidade de Coimbra.
Foi aqui que, em 20 de Janeiro de 1957, foi fundada a Associação  Recreativa  Casaense (ARC)
Aliciados pelas emoções proporcionadas pelo futebol  um grupo de pessoas, de que faziam parte Fausto Gomes Ramos, António Moura Antunes e Adelino Jorge, auxiliados depois por muitas outras, decidiram fundar a A. R. C.,  que iniciou a sua actividade – o futebol – em jogos amistosos e sempre no campo dos adversários.  O campo de futebol do clube só foi inaugurado passado 8 anos após a sua fundação.
Nos primeiros anos , apenas os jovens nascidos na freguesia podiam jogar no Clube.
Natural realce para o ano de 1987 em que a direcção presidida por João Moura Ferreira se atreveu a adquirir, por 600 000$00 (3 000 euros), o terreno onde está instalado o campo (até então o clube era um mero arrendatário). É evidente que esta atitude, muito aplaudida hoje, foi tomada sem que houvesse dinheiros para o efeito.
Porém, nem tudo foram rosas na vida do clube. Houve um período, intermitente, de perto de 10 anos, (de 1995 a 2005) em que se chegou a temer o definitivo desaparecimento do clube.
No entanto, uma direcção presidida por Luís Gaspar permitiu voltar a reerguer o clube. Extinguiu a equipa de seniores, que, de resto, já não existia e dedicaram toda a sua energia à formação nos vários Escalões - Petizes, Traquinas, Benjamins Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores - dos 4 anos 18 anos. São mais de 150 os jovens que diariamente ali praticam futebol.

O ano de 2011 é, contudo, uma data memorável.
Aumentada a área inicial do terreno, com doações de que mais adiante, salientaremos, deu-se inicio, no ano anterior, às obras de construção de um campo de futebol de 5 e ao arrelvamento dos 2 recintos.
Não ficou por aqui o esforço da actual direcção, em exercício há 6 anos.
Foram construídos dois balneários de apoio ao campo de futebol de 5; procedeu-se a uma substancial melhoria no sistema de iluminação dos 2 campos; construíram-se muros em redor dos recintos; abriu-se um furo artesiano para a rega automática dos relvados e serviço aos balneários e procedeu-se ao alcatroamento dos espaços envolventes.
O Complexo Desportivo do Casaense é hoje um espaço embelezado e digno de ser visitado e demonstra o enorme esforço de que esta Direcção foi capaz.

É importante realçar algumas pessoas e entidades que se evidenciaram na formação e manutenção da A. R. Casaense:

  • Dr. Luís Freitas Morna;
  • Sr. João Ventura;
  • Sra. D. Maria do Carmo Videira;
  • Sr. Luís Gaspar;
  • União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades;
  • Câmara Municipal de Coimbra;
    Há, todavia, uma individualidade que merece especial atenção pela interna dedicação ao Clube, ao qual presidiu durante 20 anos - o Sr. António de Moura Antunes.